ÁREA TÉCNICA

Construção, Motagem e Pré Moldados de Concreto.


Normas Técnicas

ABNT NBR.

Norma técnica é um documento, estabelecido por consenso e aprovado por um organismo reconhecido que fornece para um uso comum e repetitivo regras, diretrizes ou características para atividades ou seus resultados, visando a obtenção de um grau ótimo de ordenação em um dado contexto.

(ABNT NBR ISO/IEC Guia 2). Participam da elaboração de uma norma técnica a sociedade, em geral, representada por: fabricantes, consumidores e organismos neutros (governo, instituto de pesquisa, universidade e pessoa física). Toda norma técnica é publicada exclusivamente pela ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, por ser o foro único de normalização do País.

Todas atividades da ADM Concreto são baseadas em normas técnicas, selecionadas rigorosamente pelo seu corpo técnico que está sempre atento as suas revisões e atualiazações para manter suas atividades sempre dentro das condições exigíveis de projeto, execução e controle de qualidade, abaixo selecionamos algumas das principais NBR praticadas em nosso seguimento.

NBR 9062 - Projeto e execução de estruturas de concreto pré-moldado.

  • Esta Norma fixa as condições exigíveis no projeto, na execução e no controle de estruturas pré-moldadas de concreto armado ou protendido e aplicada também em estruturas construidas parcialmente de elementos pré-moldados e moldados no local.

NBR 12665 - Concreto de cimento Portland - Preparo, controle e recebimento - Procedimento;

  • Esta Norma é aplicável a concreto de cimento Portland para estruturas moldadas na obra, estruturas pré-moldadas e componentes estruturais pré-fabricados para edificações e estruturas de engenharia.

NBR 8681 - Ações de seurança nas estruturas - Preocedimentos;

  • Esta Norma fixa os requisitos exigíveis na verificação da segurança das estruturas usuais da construção civil e estabelece as definições e os critérios de quantificação das ações e das resistências a serem consideradas no projeto das estruturas de edificações, quaisquer que sejam sua classe e destino, salvo os casos previstos em Normas Brasileiras específicas.
  • Os critérios de verificação da segurança e os de quantificação das ações adotados nesta Norma são aplicáveis às estruturas e às peças estruturais construídas com quaisquer dos materiais usualmente empregados na construção civil.
Metrologia e planejamento Industrial

Associação Brasileira de Normas Técnicas


Legislação pertinente

Deve ainda atender a legislação pertinente ao seu segmento empresarial, como exemplo cita-se:

  • Lei Federal nº 5.194/66, Regula o exercício das profissões de Engenheiro, Arquiteto e Engenheiro-Agrônomo, e dá outras providências..
  • Lei Federal n° 6.496, que institui a Anotação de Responsabilidade Técnica – ART sobre produção, montagem e execução.
  • Lei nº 6.938, Dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação, e dá outras providências.
  • Lei nº 7.804, A Política Nacional do Meio Ambiente tem por objetivo a preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental propícia à vida, visando assegurar, no País, condições ao desenvolvimento sócio-econômico, aos interesses da segurança nacional e à proteção da dignidade da vida humana, atendidos os seguintes princípios.
  • Lei nº 9.605, Dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, e dá outras providências.

 

Metrologia e planejamento Industrial

Conselho Regional de Engenharia Arquitetura e Agronomia.


Segurança

Será necessário e obrigatório que seja feito investimentos em equipamentos de EPI – Equipamentos de Proteção Individual para todos os funcionários que estejam envolvidos no processo produtivo ou que de alguma forma e necessidade, tenham acesso à área de produção, tais como botinas especiais, abafador de ruídos, protetores auriculares, luvas especiais, óculos de proteção, dentre outros.


Agregar Valor

A nossa principal matéria-prima é a areia, que sempre buscamos fornecedoeres que façam a estração de áreas devidamente autorizadas pelos órgãos fiscalizadores, considerando também a parte de proteção do meio ambiente que são elaborado projetos para minimizar os impactos ambienteais antes de iniciar o processo de extração.

Todo processo de extraçÃO da matéria-prima (areia) segue um rigoroso processo previsto pelo RIMA.

Todo empreendimetno execultado pela ADM Concreto conta com um sistema de tratametno adequado de residuos oriundos da construção e montagem, evitando assim que tais resíduos possam contaminar ou assorear nascentes ou mananciais de água.

Produzindo itens pré-moldados com alto nível de qualidade e acima de tudo segurança, nossa empresa é intimamente ligada a segurança das pessoas. Assim entendemos que com esses itens presentes em nossos processos produtivos conquistaremos a satisfação dos nosso clientes.

 


Entidades / Referências

ABCP – Associação Brasileira de Cimento Portland – http://www.abcp.org.br

IBRACON – Instituto Brasileiro do Concreto -. Disponível em: http://www.ibracon.com.br

MMA – Ministério do Meio Ambiente – http://www.mma.gov.br

ABNT- Associação Brasileira de Normas Técnicas – http://www.abnt.org.br

INMETRO – Instituto Nacional de Metrologia, Normatização e Qualidade Industrial - http://www.inmetro.gov.br/

IBAMA – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - www.ibama.gov.br/pndpa/

SINAPROCIM – Sindicato Nacional da Indústria de Produtos de Cimento - http://www.sinaprocim.org.br/

BRACON – Instituto Brasileiro do Concreto - Congresso Brasileiro do Concreto. Disponível em: http://www.ibracon.com.br

Associação Brasileira de Cimento Portland - Curso Alvenaria Estrutural com Blocos de Concreto & Racionalização Construtiva. Disponível em: http://www.abcp.org.br

Associação Brasileira de Cimento Portland - Curso Avançado de Alvenaria Estrutural com Blocos de Concreto. Disponível em: http://www.abcp.org.br

EXPOCER - Feira de Fornecedores para a Indústria Cerâmica e Mineral. Disponível em: http://www.anicer.com.br/index.asp?pg=institucional.as p&secao=3&categoria=59&selMenu=3

CONSTRUFAIR - Feira de Materiais de Construção, integrante do Sistema

FECOMAC. Disponível em: http://www.anicer.com.br/index.asp?pg=institucional.as p&secao=3&categoria=59&selMenu=3

CERAMITEC – feira realizada na Alemanha. Disponível em: http://www.anicer.com.br/index.asp?pg=institucional.as p&secao=3&categoria=59&selMenu=3 No site http://www.abcp.org.br encontra-se uma grande variedade de eventos relacionados a área de produção e aplicação das técnicas que utilizam materiais de concreto.